Videojogos e Género parte 2: Mudança da Situação

Mudança da situação


Como referi anteriormente, o mundo dos videojogos é um mundo maioritariamente masculino, mas essa situação está cada vez mais a alterar-se, com várias mulheres a romper com o estereótipo, passando mais parte do seu tempo a jogar videojogos.

As estatísticas não mentem, as mulheres (independentemente da idade) cada vez jogam mais, com 96% entre 8-12 e 86% entre 13-19 anos. Surpreendentemente, numa faixa etária superior (+ 50 anos), as mulheres chegam mesmo a ultrapassar os homens!

De acordo com uma reportagem feita pela BBC News, as mulheres Britânicas constituem um quarto do total de jogadores. Esta reportagem refere ainda que a típica jogadora britânica tem entre os 30 e os 35 anos de idade, joga cerca de 4 horas por semana e gasta anualmente à volta de £170 (€250) em jogos. Resultados bastante surpreendentes, tendo em conta o pouco peso que o publico feminino tinha nesta indústria.

Surpreende-me ainda a faixa etária das “gamers” britânicas, pois julgava que estes resultados apontariam para uma faixa etária adolescente.

De acordo com outras estatísticas da IBISWorld, as mulheres consistem em 38% dos jogadores Norte-Americanos, sendo as principais responsáveis pelo crescimento de 10% desta indústria (que já ultrapassa a do cinema), e num inquérito realizado pela JWT, 44% das mulheres num universo de mais de 1000 pessoas inquiridas afirmaram ter uma consola de jogos, em comparação com apenas 38% dos homens. Está desmistificado um dos mitos mais persistentes relativamente a questões de género na sociedade contemporânea, as mulheres jogam videojogos!
Mas o que mudou? As mulheres ou os jogos?



Continua...

0 comentários:

Enviar um comentário