The Final Cut


The Final Cut
Realizador: Omar Naim
Actores: Robin Williams; Jim Caviezel
Género: Ficção Científica/Thriller

Escrito e realizado por Omar Naim, The Final Cut apresenta-nos uma reflexão complexa mas acima de tudo brilhante sobre ética e a humanidade. Este filme gira à volta de uma tecnologia designada por Implantes Zoe, que consiste num chip colocado à nascença que capta literalmente todos os momentos da vida do indivíduo, do berço até à cova, os bons momentos e os maus momentos, sendo essas imagens depois trabalhadas por um "Editor",de forma a serem exibidas numa cerimónia de "Relembrança".

Alan Hakman (Robin Williams) é um "Editor".
Aliás, ele é O "Editor", o melhor do seu ramo. Mas Hakman vive assombrado pelos seus demónios. Um trágico acidente que ocorre quando este era criança marca a sua vida para sempre.
Alan tem ainda outro dilema. Cabe a ele editar a vida de diversas pessoas, sendo por isso sua a decisão final de como os familiares e amigos se vão lembrar do indivíduo, apagando os maus momentos (ex. Violações, assasínios), alterando para sempre o significado dessa vida.

Dotado de um argumento impressionante, este filme consegue criar um debate sobre a relação entre a tecnologia e a privacidade. Actualmente, as nossas vidas estão mais facilmente expostas ao mundo, pois através das diversas redes sociais 2.0, uma pessoa pode descobrir coisas acerca de nós muito facilmente, como gostos musicais, informações pessoais, fotos, entre outros aspectos. É esta exposição que está presente no filme, uma exposição detestada por uns e adorada por outros, mas que molda o mundo à sua volta.

Inspirado por conceitos de George Orwell e por uma música dos Pink Floyd do mesmo nome, The Final Cut consegue ser um filme de ficção científica sólido, com argumento inteligente e bem estruturado, com uma banda sonora apropriada, evitando habilidosamente os clichés típicos do género em que se insere (como o abuso de efeitos especiais). Uma das poucas partes negativas do filme, algumas personagens não conseguem ter importância, estando por vezes "a mais". Grande destaque para o desempenho de Robin Williams, aqui num registo mais pesado, conseguindo dar vida a uma personagem com um foro psicológico bastante denso, silenciando criticos que afirmavam que o actor não conseguia fazer algo fora da sua zona de conforto (comédia).

Trailer




Filmes recomendados do mesmo género:
Gattaca
Blade Runner
Minority Report

Fontes & Links
The Final Cut IMDB
Letra de "The Final Cut", Pink Floyd
http://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=001809
http://movies.piczo.com/movie/the-final-cut

0 comentários:

Enviar um comentário