Gadgets e Género parte 1

Como temos vindo a referir neste blogue, a questão de género e a sua relação com a tecnologia tem vindo a alterar bastante, e tal alteração foi imediatamente reconhecida por parte de grandes empresas de gadgets.
Devido ao crescente poder de compra das mulheres, diversas empresas de tecnologia começaram a desenvolver produtos exclusivos para um público feminino, tornando este no principal público para gadgets.

A famosa empresa de informática Intel foi das primeiras a apostar com sucesso neste mercado, criando "capas" com padrões, de modo ás mulheres poderem personalizar e dar alguma cor aos seus computadores portáteis. A Intel criou ainda uma gama de monitores LCD com a capacidade de se transformarem em malas.



Outro gigante da tecnologia a apostar em produtos dirigidos a um publico feminino foi a Nokia. O caso de sucesso da empresa Finlandesa de telecomunicações, visto estar tão massificado e fazer parte do dia-a-dia de grande parte das pessoas, é de fácil observação.

Longe vão os tempos em que os telemóveis eram algo de gigantesco e horroroso. Hoje em dia o telemóvel é algo "essencial", e tal como o relógio de pulso, torna-se cada vez mais um objecto de moda. E tal como a Swatch está para o design inovador dos relógios, a Nokia está para os telemóveis. Ultimamente, a Nokia tem vindo cada vez mais a apostar em telemóveis mais elegantes, dirigidos a um publico feminino, como é o caso do Nokia 7280.

Inspirado pelo "glamour dos anos 20", este modelo é "esguio, discreto e elegante." A tentativa de agradar a um público feminino é tanto que o telemóvel inclui nas suas aplicações um conversor de numeros de roupa e de calçado...

Será que estes exemplos fortalecem o poder feminino num mercado dominado claramente por homens, ou apenas reforçam um estereótipo antiquado de género?

Vamos tentar responder a esta mesma pergunta no nosso próximo post.



Fontes:
http://www.intel.com/cd/corporate/pressroom/emea/eng/179880.htm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/3680146.stm

http://www.nokia.pt/apoio-e-software/apoio-produto/nokia-7280

0 comentários:

Enviar um comentário