Condicionamento Tecnológico 1


Comentário ao texto "Is Google Making Us Stupid?", de Nicholas Carr

Num post anterior, referimos de que forma a forte exposição das crianças às novas tecnologias estão a altera-las, no que toca à atenção das mesmas, não conseguindo concentrar-se em algo durante muito tempo.


No seu texto, Nicholas Carr faz alusão a isto mesmo, que a forte exposição de tecnologias têm vindo a alterar os índices de concentração, mas não só das crianças, mas também dos adultos. Como refere o autor, desde a expansão da tecnologia que este se sente alterado, dando o exemplo de que hoje em dia tem dificuldades em ler mais de 4 páginas de um livro sem que a sua mente comece a divagar.


A internet, de acordo com Carr, é a culpada.


Enquanto escritor, Nicholas Carr afirma que a internet alterou completamente o seu dia-a-dia, situação que pode ser aplicada a grande parte da população deste mundo. Seja para escrever um livro, fazer um trabalho, a internet (estando aqui o Google em destaque) permite-nos aceder a um vasto mundo de informação. O que em tempos eram horas e horas de pesquisas em bibliotecas transformou-se em 5/10 minutos à frente de um computador, indo de hiperligação para outra hiperligação.


Surge aqui a pergunta chave do autor, "será que o Google nos torna estúpidos?"


Desde que a nossa vida se tornou “informatizada”, de acordo com o autor, o conceito de “ler” alterou-se significativamente, passando para algo horizontal, tornando-se assim um “easy way out”.
Contudo, não consigo concordar com o cepticismo do autor. Como “cidadão” de um mundo tecnológico, sinto que o Google deu acesso a um mundo que anteriormente não teria tanta facilidade a aceder. Esta discussão não é nova (o autor refere o exemplo do filósofo Nietzsche, cujo modo de escrita se alterou significativamente desde a máquina de escrever), todas as gerações têm que se adaptar à situação em que vivem, e estes vão viver num mundo tecnológico, em que tudo se processa a uma grande velocidade. A meio do texto é referido que desde a internet já não se consegue ler obras narrativas como o “Guerra & Paz”.


Mas será que sem a internet teríamos acesso ao texto de Nicholas Carr?

0 comentários:

Enviar um comentário